quinta-feira, 18 de novembro de 2010

AUTONOMIA JÁ! (UMA OUTRA UEMA É POSSÍVEL!)

À Comunidade Acadêmica da UEMA,

Democraticamente, nos dirigimos a você estudante, técnico-administrativo e professor da Universidade Estadual do Maranhão e sociedade maranhense, para comunicar a todos que no dia 24 de novembro de 2010 será escolhido o NOVO Reitor e Vice-reitor da Instituição e alertá-los para a ameaça de golpe civil (TERCEIRO MANDATO dos atuais dirigentes da UEMA) no presente processo eleitoral.
Após várias reflexões sobre a realidade da UEMA, que vive a PIOR CRISE da sua história (corte de 47 milhões do orçamento e nos repasses financeiros, precárias condições de trabalho, a exemplo do corte da telefonia, abandono dos cursos regulares, salário atrasados dos professores seletivados do Darcy Ribeiro e UemaNet, paralisação das obras e reformas, bolsas atrasadas de pesquisa e extensão dos alunos e estagiários, desrespeito com os servidores técnico-administrativos, ameaça de fechamento do RU, gestão clientelista e anti-democrática, falta de transparência nas relações com as Fundações de Apoio, dentre outras graves questões), e sem perspectiva de reação da atual administração em defesa da UEMA para mudar este cenário, decidimos lançar nossos nomes para a apreciação livre e soberana da Comunidade, aos cargos de Reitor e Vice-Reitora da UEMA. Entendemos que agregamos um ideário real de mudanças, pela história de luta que construímos, para esta nova fase de crescimento e progresso a espera da UEMA.
A comunidade quer uma mudança real e não continuísmo disfarçado de um TERCEIRO MANDADATO dos atuais dirigentes da UEMA. MUDANÇA que seja fruto da luta, que consquistou salários mais dignos para os docentes ao derrubar a Lei do Cão (“Subsídio”) e que agora vai conquistar o Plano de Carreiras, Cargos e Salários dos Funcionários, para que a UEMA cresça com qualidade e responsabilidade. Destacamos, em relação ao PCCS, que o atual reitorado ingressou na justiça pela ilegalidade da última greve e pediu corte dos pontos funcionários, negado pelo desembargador devido a imediata ação do Sindicato. MAGNIFÍCA CRUELDADE!
MUDANÇA que passa, necessariamente, pela aprovação do Projeto de Autonomia Financeira da UEMA, conforme proposta aprovada pelo CONSUN em 2004 e até o momento não implementada pelo atual reitorado. A Autonomia assegurará os repasses financeiros do orçamento para a Universidade, protegendo a UEMA das recorrentes crises e instabilidade política que vive nos últimos anos. Defendemos também a eleição direta com peso paritário entre os segmentos que integram a Comunidade Universitária. MUDANÇA também necessária para recuperar o respeito da sociedade e seus filhos que buscam a UEMA para estudar com gratuidade e qualidade.
A história de luta de JUCA e CÉLIA (candidatos Ficha-Limpa) os credencia a afirmar que é possível MUDAR a UEMA, a partir de uma gestão democrática e transparente, com a correta execução do orçamento e prestação de contas on line, respeito aos docentes, servidores e alunos e respeito a autonomia das Entidades; fortalecimento do ensino de graduação presencial e a distância em todos os campi, consolidação da pós graduação e da pesquisa científica e tecnológica, ampliação das ações de extensão e implantação de projetos estruturantes que garantam o crescimento sustentado da Instituição.

São Luís (MA), 16 de novembro de 2010.

Prof. Ms. JUCA LOPES (Candidato a Reitor) e Profa. Dra. CÉLIA COSTA (Candidata a Vice-Reitora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário