terça-feira, 21 de dezembro de 2010

AMOR, PAIXÃO E TRAIÇÃO NA FAMÍLIA ITALIANA: o cinema como espelho da alma moderna

Meus amigos, o cinema apaixona e nos enlaça em enredos de toda sorte os quais nos levam a sentimentos díspares, do choro clássico ao agarradinho do cinema como um testemunho de um casal enamorado e ansioso.
Hoje, destaco a genialidade e a singularidade de Ingmar Bergman e do rol de filmes que lançou e o notabilizou com a alcunha de “cineasta da alma”, em face de sua sensibilidade aguçada e a capacidade de representar os dramas da humanidade em suas mais diversas facetas.
Essa característica de Bergman foi assinalada em seu livro “Imagens”, obra autobiográfica lançada no ano de 1993 no qual Bergman, do alto de sua coerência fílmica afirmou que “fazer filmes é mergulhar até as mais profundas raízes, até o mundo da infância”.
De maneira singela e despretensiosa, ofereço-lhes a dica cinematográfica da película italiana denominada “Ricordati di me”, rebatizada de “No Limite das Emoções” na versão portuguesa. O filme foi produzido pela Itália, França e Reino Unido, sob a direção de Gabriele Muccino. Lançado em 2003, o drama moderno tem em seu elenco os atores Fabrizio Bentivoglio, Laura Morante e Mônica Belucci, estonteante no papel de Alessia, ex-namorada na juventude e amante apaixonada de Carlo no meio da crise conjugal e existencial da família.
O filme é muito interessante e representa a realidade da sociedade italiana moderna a partir do enredo que expressa diversas crises na família de Carlo, Giulia, Valentina e Paolo e os limites éticos e morais que se apresentam para essa família e os desafios que cada um deles deve superar para garantir os seus interesses individuais.
Giulia representa aquela mulher européia moderna de meia idade que, no cerne de uma crise afetiva, vê sua sexualidade reprimida e procura um novo rumo para a sua vida, ao fazer um curso de teatro paralelo ao exercício do magistério.
Os dois filhos de Carlo e Giulia, Valentina e Paolo correm atrás de seus desejos e interesses pessoais; quer seja participar de um programa televisivo e se tornar uma estrela no caso de Valentina ou, aos 19 anos, seduzir e conquistas uma colega para iniciar sua vida sexual, no caso de Paolo.
Meus caros, assistir essa película vale a pena até pela abordagem universal feita pelo diretor, que pode ser uma espécie de espelho da alma européia, latino-americana e muitos outros rincões pelo mundo afora.
Por fim, “Ricordati di me” mostra o lado emotivo e passional dos italianos e a força de seu idioma e de sua cultura.
Meus caros, ao assistir esse filme, quem sabe, você poderá se perceber dentro dessa trama moderna, dramática e divertida ao mesmo tempo.
Arrivederci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário