domingo, 22 de agosto de 2010

Marx Vive!

Camaradas, acertamos em cheio novamente! A segunda versão do nosso seminário tornou-se ainda mais representativa e consoante à profundidade das abordagens levadas a efeito pelos pesquisadores e docentes do campo marxista convidados pelo GEMMARX para estar em nossa Ilha Rebelde, os camaradas Lúcio Flávio e Marcelo Ridenti.

No período da manhã ouvimos com muita atenção a conferência do Prof. Lúcio Flávio acerca do tema “A Política no Legado Marxiano: democracia e revolução”. Na verdade, o professor Lúcio, na condição de carolinense nato, destrinchou o lugar da Política no corpo teórico-prático de Marx e dos marxistas assinalando que a Política não deve ser controlada pelo capital, mas, ao contrário, as massas trabalhadoras, sujeitos da revolução é que têm que assumir integralmente a luta política efetiva pela derrubada da sociedade burguesa e negar, ao mesmo tempo, o fim da política.

Na primeira conferência da manhã, o público internalizou as várias linhas de discussão acerca da Política, inclusive no momento da participação do debatedor convidado, o Prof. Flávio Reis (UFMA) que contribuiu para o excelente debate levantando questões pertinentes e atuais acerca da Política em geral, e, mais especificamente, no Maranhão, considerando inclusive as referências de sua obra seminal sobre a política maranhense, “Grupos Políticos e Estrutura Oligárquica no Maranhão”.

No começo da quente tarde de sexta-feira (20 de agosto), retomamos os trabalhos para ouvirmos e debatermos com o marxista pesquisador e docente da Unicamp, o camarada Marcelo Ridenti, autor de vários livros, a exemplo de “O fantasma da Revolução”, “Em busca do povo brasileiro” e o recém-lançado “Brasilidade revolucionária”.

Ridenti desenvolveu sua conferência demonstrando as referências fundamentais da cultura com a política e o imaginário social do Brasil quanto ao enfrentamento de suas inúmeras mazelas a partir de uma espécie de romantismo revolucionário que permeou amplamente os produtores da Cultura em nosso país.

No papel de debatedora, a Profª Marina Maciel contribuiu com o debate intitulado “Cultura, Dialética e Transformação no Marxismo” apontando novas questões e formas de abordagem da cultura, inclusive relacionado-a com as questões mais específicas do Serviço Social e da Política Social no Brasil. Nesse debate o Prof. Dr. José Henrique de Paula Borralho (UEMA) coordenou a mesa-redonda.

Por fim, o lançamento dos livros dos autores convidados também foi um sucesso dada a procura dos participantes do II GEMMARX para comprar os últimos que ainda não haviam sido adquiridos.

Peço desculpas para os que participaram do nosso seminário do GEMMARX no que diz respeito à impossibilidade de realizar a atividade cultural conforme havia sido definido. Ficamos devendo essa.

Obrigado pela presença e até o próximo seminário do Grupo de Estudos Marxistas do Maranhão, o nosso querido GEMMARX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário