quinta-feira, 10 de junho de 2010

Rememorações das greves e conquistas dos trabalhadores judiciários

Ao fazermos uma breve e pontual sessão de rememoração na manhã do 34º dia da greve nacional dos trabalhadores do Judiciário Federal nas dependências do Fórum Astolfo Serra e na tenda dos grevistas do prédio-sede do TRT16, no bairro Areinha, pudemos observar a importância que tem a memória para as nossas vidas. Afinal, rememorar é viver, é saber lidar com as lições que o passado ensina para nós nos debruçarmos no presente.

No decorrer desse despretensioso exercício, observamos que os contextos relacionados com a luta e a greve do PCS2 em 2002 [fim da malfadada Era FHC] e com a luta e greve do PCS3 em 2006 [vigência da igualmente malfadada Era Lula], nos ensinam que, mesmo com as situações de época de Copa do Mundo, Festas Juninas em São Luís e a pressão demasiada da Justiça Eleitoral sobre os servidores, nada disso foi um empecilho instransponível na ótica dos sindicatos e da Fenajufe, levando em conta o entusiasmo e compromisso da categoria com as lutas em prol de seus interesses.

Na realidade, como nos diz nossa memória coletiva, foi exatamente nestes contextos complexos e difíceis que nós, trabalhadores judiciários conseguimos grandes vitórias através de lutas memoráveis a exemplo da greve de 2002 que durou 63 dias, tornando-se a nossa maior greve de todos os tempos de nossa existência nas estruturas dos tribunais federais.

Hoje, vivemos um contexto muito parecido com os de antigamente. Temos que dialogar com esse passado mais próximo de nós para beber na fonte dos ensinamentos que as lutas de ontem nos oferecem neste momento histórico para fortalecermos a nossa greve e lutarmos bravamente, conscientemente, pela aprovação do PCS4 e pela derrubada do PL 549 e da proposta golpista de congelamento por dez anos dos salários dos servidores públicos brasileiros, como quer fazer o governo de Luis Inácio, o Lula.

Sem medo de lutar, vamos nos unir mais nesta reta final de mais uma grande batalha na qual estão em jogo os nossos direitos e a luta de resistência contra os ataques do governo de Lula aos serviços públicos e aos servidores deste imenso país. Ao fim e ao cabo dessa batalha comemoraremos novamente mais uma grande vitória com a aprovação do PCS4!

Nenhum comentário:

Postar um comentário