sábado, 17 de abril de 2010

O pensamento de Marx está vivo!

Camaradas,

Eu não poderia deixar de registrar, com muito contentamento, a significativa presença de muitos intelectuais, estudantes e trabalhadores no Seminário de Lançamento do Grupo de Estudos Marxistas do Maranhão, o nosso GEMMARX.

Vislumbrar o auditório "Che Guevara" [Sindicato dos Bancários] cheio de militantes da luta social e intelectuais deixou nos corações dos integrantes do GEMMARX uma doce felicidade e a certeza de que o pensamento crítico marxiano e de tantos outros pensadores vinculados ao campo marxista está vivo e pronto para debater com outras concepções as inúmeras questões que envolvem os trabalhadores e suas lutas no cotidiano da sociedade capitalista e do necessário conhecimento e prática revolucionária para que possamos superar essa sociedade desigual.

A presença do economista e líder do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio, o camarada José Martins, um quase maranhense e, hoje, professor da UFSC, foi marcante e provocante para o público presente no Sindicato dos Bancários. Martins mexeu com a platéia ao criticar as abordagens correntes acerca da crise do capital e o papel que tais crise têm no processo histórico da superação do capitalismo.
Da mesma forma, a presença luminar da professora Virgínia Fontes foi outro ponto de destaque e qualidade na apresentação que fez acerca do tema "Liberdade e Determinação em Marx". Invertendo os pólos dessa equação, Fontes demonstrou com maestria que os liberais é que são deterministas na medida em que pretendem tornar o seu sistema do capital em algo natural e eterno, numa presunção aistórica incabível. Fontes destacou ainda que a Liberdade tematizada pelos liberais será sempre a liberdade de explorar o trabalho humano e de garantir a extração da mais-valia e do lucro por parte dos capitalistas.

Ter convivido com intelectuais de renome e de muita humildade e compromisso ético-político com as lutas sociais, como foi o caso de José Martins e Virgínia Fontes nos deixou cônscios que os pensadores que se reivindicam do campo marxista têm muito a contribuir com o aprofundamento dessa teoria social e uma maior e melhor dovulgação desta para o conjunto do proletariado de nosso estado e do país.
Dessa forma, não tenhamos dúvida: na perspectiva do GEMMARX outros seminários virão. Novos assuntos serão abordados, a exemplo da problemática acerca da Cultura e da Política, com a presença de importantes intelectuais marxistas.

Obrigado pela presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário